Há exatos 40 anos, Edson Arantes do Nascimento, o conhecido Rei Pelé, marcou um de seus mais importantes gols. O que marcou mais ainda o seu currículo que possuía duas vitórias na Copa do Mundo (1958 e 1962), duas Copas Libertadores da América, dois Mundiais de Interclube e outros.
Naquela noite, vestindo a camisa 10 do Santos, no dia 19 de novembro de 1969, às 23H11, no estádio do Maracanã com mais de 65000 pagantes, Pelé marca o seu milésimo gol pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (competição nacional de futebol no Brasil, antes da criação do Campeonato Brasileiro).
A partida contra Vasco estava empatada em 1 a1, quando o árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima marcou pênalti aos 32 minutos do segundo tempo. Pelé cobrou com o pé direito no canto esquerdo do goleiro argentino Andrada, que até se esforçou, porém a marca do Rei concretizou-se naquele momento, o seu milésimo gol. “Pela primeira vez, dentro de um campo de futebol, eu tremi.”, disse Pelé.
Ao ser cercado pelos jornalistas, Pelé disse um discurso pelas crianças do país, “Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas”e neste momento foi alvo de críticas.
Andrada chegou a falar que Pelé merecia o fato, porém não queria ser reconhecido como o goleiro do milésimo gol. Ele não tinha a idéia de como seria importante para a história do futebol.
Foi um dia inesquecível, já que foi o primeiro jogador do mundo a marcar o milésimo gol. Em uma carreira que encerrou-se com 1284 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário