Frase dos Políticos

"Dilma e Serra são muito parecidos. São desenvolvimentistas, criteriosos e estrategistas. E estão muito focados no eu, eu, eu".
Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, durante entrevista a jornalistas em Natal (RN).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

80 anos Copa do Mundo - parte 2

1954 – A vitória do time alemão

     Em 1954, a Suíça foi a sede do mundial com a melhor média de gols da história - 5,38 por jogo.
     Apesar de a Hungria ser um dos destaques graças ao nível técnico de seus jogadores, o time alemão levou o título devido ao forte poder ofensivo.
     Neste mundial, Áustria e Suíça fizeram a partida com o maior número de gols, 7 a 5 para os austríacos.
     O húngaro Sándor Kocsis foi o artilheiro com 11 gols.


1958 – Brasil leva a sua primeira Copa

     Neste mundial, que foi realizado na Suécia, o Brasil é o primeiro time americano – e até agora o único – a conquistar a Copa do Mundo em gramados europeus.
     O Brasil, comandado por Vicente Feola, deu um show e revelou ao mundo aquele que se tornaria o melhor jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, que na época tinha apenas 17 anos.
     Os dois maiores nomes do futebol no país, a jovem dupla Pelé e Garrincha, começaram no banco de reservas, em um tempo em que não havia substituição. Somente após o empate com a seleção inglesa por 0x0, é que ambos foram escalados.
     Na final, o Brasil ganhou da Suécia por 5 x 2, e assim conquistou seu primeiro título.
     O francês Just Fontaine foi destaque ao ser o artilheiro com 13 gols.


1962 – Brasil é bicampeão

     A Copa do Mundo de 1962 foi realizada no Chile; a seleção brasileira voltou a provar o gostinho do título, vencendo com a mesma fórmula, só que desta vez sem Pelé, pois este se machucou e pouco jogou.
     O artilheiro foi Drazen Jerkovic que marcou 5 gols.


1966 – Inglaterra conquista pela primeira vez o título

     Em 1966, o evento que foi realizado na Inglaterra destacou-se por seus grandes estádios e, também, porque a cerimônia de abertura contou com a presença de toda a realeza inglesa.
     Na final, o time inglês alcança a vitória sobre a Alemanha por 4 x 2 na prorrogação, após o empate de 2 x 2 no tempo normal. Ainda neste jogo, aconteceu o gol mais polêmico; o inglês Geoff Hurst chutou no gol alemão, a bola bateu no travessão, quicou na linha e foi para fora, muitos discutem se realmente foi gol.
     O artilheiro foi o português Eusébio que marcou 9 gols.


1970 – Brasil conquista o Tri

     A Copa de 70 aconteceu no México e foi a primeira a ser transmitida pela televisão em cores.
     A seleção brasileira, com uma equipe formada por excelentes jogadores – Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres... -, passou por seus adversários com belas jogadas. O time venceu a Itália por 4 x1 e conquista pela terceira o título de campeão do mundo.
     Por ter conquistado pela terceira vez o mundial, o Brasil ganhou o direito de ficar definitivamente com a posse da taça Jules Rimet.
     O alemão Gerd Muller torna-se o artilheiro por marcar 10 gols.

1974 – Alemanha conquista o Bi em casa

     A Alemanha foi a sede da Copa e, dos pés de Franz Beckenbauer, conseguiu o título de bicampeã.
     O Zaire participou pela primeira vez nesta Copa; animado, o governo local premiou cada atleta com uma casa e uma automóvel. Só que o time, que estava no grupo da Iugoslávia, Brasil e Escócia, não marcou nenhum ponto, pois teve três derrotas, além disso, sofreu 14 gols. O regime africano não gostou do resultado e confiscou os prêmios dados aos atletas.
     Na final, a seleção alemã vence a Holanda por 2 x 1.
     O polonês Grzegorz Lato é o artilheiro com 7 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário