História da Copa do Mundo
A competição foi criada pelo advogado francês Jules Rimet em 1928, após assumir o comando da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado / Federation International Football Association), a instituição mais importante do futebol mundial.
A partir daí, nasce um dos principais campeonatos no mundo, numa época em que o futebol não era tão popular. Este que, de quatro em quatro anos, reúne as melhores seleções de futebol de diversos países para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
O início...
1930 – Uruguai é o grande campeão
A primeira Copa foi realizada em 1930 no Uruguai e teve a participação de 13 países convidados pela FIFA, sem disputa de eliminatórias.
No dia 30 de julho, as seleções do Uruguai e da Argentina disputaram a final no estádio Centenário, que recebeu mais de 80 mil pessoas; Uruguai venceu o jogo por 4x2 e tornou-se o primeiro campeão da Copa do Mundo. Os uruguaios receberam a primeira Copa das mãos do próprio Rimet.
O artilheiro foi o argentino Guillermo Stabile que marcou 8 gols.
1934 – A Itália ganha o campeonato e revela-se ao mundo
A Itália realizou a segunda edição do campeonato, que desta vez teve a participação de 16 países.
Os italianos montaram uma equipe com vários argentinos e brasileiros naturalizados. O nível do jogo melhorou e os países foram representados por excelentes jogadores; e mais uma vez o anfitrião levou a taça de campeão.
Os artilheiros foram o tcheco Oldřich Nejedlý, o italiano Angelo Schiavio e o alemão Edmund Conen, cada um com 4 gols.
1938 – A Itália torna-se bicampeã
Em 1938, a Copa foi realizada no país de origem de Rimet, a França. A maior parte das equipes sul-americanas decidiu não participar, em ato solidariedade à Argentina, pois esta recebera a promessa de ser a sede e acabou sem nada.
Brasil e Tchecoslováquia protagonizaram uma batalha que deixou dois jogadores no hospital com fratura no braço.
Os italianos conquistaram novamente o campeonato e colocaram seu futebol na elite mundial. O técnico Vittorio Pozzo torna-se o primeiro treinador a conquistar duas Copas consecutivas.
O artilheiro com 8 gols foi o brasileiro Leônidas Silva.
Entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa por causa da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
1950 – A decepção do Brasil
Após 12 anos parada pela eclosão da II Guerra Mundial, a Copa foi sediada pelo Brasil. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes de que ganhariam o título. O time brasileiro começou a mostrar seu futebol e o talento de seus jogadores ao vencer seus adversários.
O Brasil chegou à final e encontrou um obstáculo chamado Uruguai. O jogo foi realizado no recém construído Maracanã (RJ) e teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. O empate daria o título ao Brasil, porém Uruguai fez o que parecia impossível, venceu o jogo por 2x1 e tornou-se campeão, e Ghiggia ficou conhecido como o autor do gol decisivo. O Maracanã ficou calado e choro tomou conta do país, e o episódio ficou conhecido como “maracanaço”.
O artilheiro foi o brasileiro Ademir da Guia que marcou 9 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário