Frase dos Políticos

"Dilma e Serra são muito parecidos. São desenvolvimentistas, criteriosos e estrategistas. E estão muito focados no eu, eu, eu".
Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, durante entrevista a jornalistas em Natal (RN).

terça-feira, 12 de abril de 2011

Primeiro voo ao espaço completa 50 anos

Há 50 anos, o cosmonauta russo Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a realizar uma viagem espacial. O voo de 108 minutos realizado pelo jovem de 27 anos é motivo de orgulho para os russos, ainda mais que na época marcou o maior êxito da União Soviética sobre os Estados Unidos.


Yuri Gagarin (Foto: Nasa)
Em 12 de abril de 1961, às 9h07min, hora local, a bordo da nave Vostok 1, Gagarin foi lançado ao espaço, do cosmódromo Baikonur, e deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e disse uma das frases mais célebres que a humanidade já ouviu: "A Terra é azul".

Apesar de ter apenas 50% de chance para dar certo, pois animais já haviam sido enviados para o espaço e muitos não resistiram, a nave atingiu 327 km acima do nível do mar e durante 89 minutos ficou efetivamente no espaço. Após 1 hora e 48 minutos de viagem, aterrissou na aldeia de Smelovka. O cosmonauta lançou-se de paraquedas durante a descida, a uma altitude de 7 km, e chegou em solo bastante minutos depois que a cápsula.

   
Capa do jornal The Huntsville Times, 
no qual a manchete é "Homem entra
 no espaço. (Foto: Nasa)
Antes do voo, sabendo dos riscos Gagarin escreveu uma carta para a sua esposa Valentina, na qual permitia que ela se casasse novamente e que criasse as duas filhas como pessoas normais e não como princesas.

Placa em Memória de Yuri Gagarin.
(Foto: Nasa)
Depois da aterrissagem, tornou-se um herói internacional e uma celebridade soviética. Passou a viajar ao redor do mundo com o intuito de promover a tecnologia espacial do seu país, e em 21 de julho de 1961 chegou ao Brasil, aonde visitou as   cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, nesta última foi recepcionado pelo então presidente Jânio Quadros, que o condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
  
Vida
  
Yuri Alekseievitch Gagarin nasceu no vilarejo de Klushino, região que fica a oeste de Moscou, na Rússia. Filho de um carpinteiro e uma camponesa teve uma infância difícil marcada principalmente pela ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Começou a trabalhar em uma metalúrgica, depois ingressou para o ensino secundário técnico em Sarátov. Enquanto isso, aprendeu a pilotar avião no aeroclube local. E, após concluir a formação técnica entrou para treinamento de voo militar na Escola de Aviação de Orenburgo.

Painel de Controle do Vostok 1
(Foto: Nasa)
Aos 27 anos foi um dos 20 pilotos selecionados para o programa espacial soviético. Sua excelente performance, sua origem camponesa e a sua altura – 1,57 cm – contribuíram para que fosse o escolhido para a missão, principalmente por a nave tinha pouco espaço para o piloto

Gagarin morreu em 27 de março de 1968, quando o avião de treino MiG que pilotava, junto com o instrutor Vladimir Seryogin, caiu no nordeste de Moscou em circunstâncias não claras, e recentemente os arquivos dos acidentes foram abertos. Houve vários boatos sobre a queda, dentre eles, que seria um complô da KGB – agência de serviços secretos da antiga União Soviética. Também há especulações de falta de treinamento ou que Gagarin estivesse embriagado.

Neste mês, as autoridades russas tornaram públicos documentos que eram classificados como segredo de Estado. A causa mais provável da catástrofe é que Gagarin fez uma manobra brusca para evitar uma sonda atmosférica.

Frases célebres

"Estou vendo a Terra! Ela é tão bonita!"


"Eu poderia voar pelo espaço para sempre. A terra é azul, e eu não vi Deus."


Dias atuais


Até hoje, mais de 500  pessoas de mais de 30 países já viajaram ao espaço, o primeiro homem foi Yuri Gagarin, a primeira mulher foi a também russa Valentina Tereshkova, em 1963. Sendo que em 1957, a cachorra Laika foi o primeiro ser vivo  a ir para os espaço.
Em 1969, os Estados Unidos conseguiu levar o homem para Lua, através do Apollo 11, que tinha como tripulação Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin Michael Collins. Neste dia, o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra Neil Armstrong declarou: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Nos últimos 40 anos, a humanidade conseguiu ir outras vezes para a Lua, no entanto, hoje o futuro das missões espaciais é incerto.

Os ônibus espaciais da Nasa provavelmente serão aposentados neste ano, apesar de não haver substitutos. A segurança das naves foi colocada em dúvida após os acidentes espaciais, como o de Columbia, em 2003, que causou a morte de 7 tripulantes.


Video do voo de Yuri Gagarin:





Filme "First Orbit" feito pela Estação Espacial Internacional tenta recriar a visão de Yuri Gagarin:


Nenhum comentário:

Postar um comentário