Frase dos Políticos

"Dilma e Serra são muito parecidos. São desenvolvimentistas, criteriosos e estrategistas. E estão muito focados no eu, eu, eu".
Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, durante entrevista a jornalistas em Natal (RN).

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é eleita primeira mulher presidente do Brasil

A economista Dilma Rousseff (PT) foi eleita neste domingo (31) presidente do Brasil, e será a primeira mulher a ocupar o cargo no país, que durante 121 anos foi exercido por 39 homens.

Dilma derrotou no segundo turno das eleições o candidato José Serra (PSDB) por 56,05% a 43,95% dos votos válidos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Prometo honrar a confiança que os brasileiros depositaram em mim", disse a ex-ministra na primeira entrevista após a vitória.
 

A presidente eleita, que exercerá o mandato no período de 2011 a 2014, teve sua candidatura fortemente apoiada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que esteve presente na campanha. Lula transferiu o seu índice de popularidade à candidata que escolheu pessoalmente para sua sucessão.

Filha do advogado búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane Rousseff, Dilma nasceu em Belo Horizonte (MG) em 14 de dezembro de 1947, em uma família de classe média alta.

Enquanto estudava Economia na universidade, se juntou a um grupo de guerrilha denominado Comando de Libertação Nacional (Colina), para se opor à ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 a 1985. No início de 1970, foi presa e torturada.

Comandou o Ministério de Minas e Energia de 2003 a 2005 e, após a queda de José Dirceu no escândalo do mensalão assumiu a Casa Civil. Foi filiada ao PDT, mas em 2000 filiou-se ao PT.

Em sua campanha à Presidência, Dilma ressaltou a necessidade do Brasil continuar a crescer na economia com a inclusão social, e prometeu trabalhar para erradicar a pobreza no país. (Agora é esperar para ver!).
Os votos nulos somam 4,4% (4.689.310), e os brancos, 2,3% (2.452.591). O eleitorado brasileiro é de mais de 135 milhões de pessoas, e o número de abstenção foi de 21,50% (29.194.356).
Além do presidente da República, oito Estados brasileiros e o Distrito Federal também foram às urnas para escolher seus governadores.
Os Estados de Alagoas, Goiás, Paraíba, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Piauí e o Distrito Federal, definiram como governadores, respectivamente, Teotonio Vilela (PSDB), Marconi Perillo (PSDB), Ricardo Coutinho (PSB), Confúcio Moura (PMDB), Anchieta (PSDB), Camilo Capiberibe (PSB), Simão Jatene (PSDB), Wilson Martins (PSB) e Agnelo (PT).

Atualizado às 8h59min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário