Foto: TRE-PI
Nesta quarta-feira (5), termina o prazo para que o brasileiro transfira ou tire o título de eleitor, este é obrigatório para maiores de 18 anos. Para atender os usuários, os cartórios ampliaram em duas horas o horário de atendimento.
Para tirar o título, é preciso comparecer ao cartório mais próximo da residência e levar um documento com identificação e um comprovante de residência. Os documentos devem ser originais.
Os jovens que tem 16 anos, interessados em votar, devem proceder da mesma forma; caso não tenham carteira de identidade podem levar a certidão de nascimento original.
Já para os querem transferir o título, será necessário comparecer próximo ao local onde desejam votar, com os mesmos documentos exigidos para os que irão tirar, além do título. Não será paga a transferência.
As pessoas que não tirarem o título até amanhã estarão impedidas de votar nas eleições deste ano e em débito com a Justiça Eleitoral. Pagarão uma multa de R$3,50, não poderão tirar passaporte e nem fazer inscrição para concursos públicos.
O voto é facultativo para os jovens entre 16 a 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário